Que músicas posso ouvir?

Por Elton Batista de Melo

Romanos - 14 - 19 : 19

Posso ouvir uma canção sertaneja, ou nordestina, ou arábica, ou africana, ou cigana, ou gaúcha, ou espanhola, ou americana?
E aquele sucesso que todo mundo canta?
E o grupo do momento, posso escutar como todo mundo faz?
Encontramos, muitas vezes, dois tipos de comportamento entre os irmãos, e geralmente ambos criticam os que não agem como eles: o primeiro é o grupo RADICAL: queimam seus cds de músicas não cristãs, jogam fora suas fitas e fotografias de grupos mundanos, e dizem que os que não fazem isso são carnais e talvez nem crentes.
O outro grupo é o LIBERAL: ouvem qualquer coisa, não mudam seu gosto musical, apreciam todas as canções e todos os grupos, dançam suas baladas e consideram os radicais perniciosos ao evangelho.
Devemos ter um critério mínimo de escolha de músicas. Creio não serem corretas as posturas exemplificadas acima.
Os radicais tornam-se carnais e vaidosos, considerando-se mais santos que os outros.
Os liberais, por sua vez, esquecem que muitas canções e ritmos são antagônicos ao Reino de Deus e aos ensinos do Senhor.
Penso que podemos escolher uma música, passando-as por quatro peneiras. É como se eu coasse o café ou o suco quatro vezes. Então podemos ouvir e até recomendar a canção com tranqüilidade, sem drama de consciência.

O primeiro crivo é: “ESTA MÚSICA EXALTA OUTROS DEUSES?”

Então preste atenção na letra, e procuro encontrar elementos que comprometam a canção: chamar os orixás, exaltar outras divindades, ensinar a praticar o ocultismo, etc. Se a música contiver isso, já não estará entre as selecionáveis;

Segundo crivo: “A MÚSICA INCITA À REBELDIA?”

A canção ensina filhos rebelarem-se contra os pais, cidadãos rebelarem-se contra o país ou as autoridades? A música desrespeita os mais velhos? A canção ensina a andar longe dos compromissos cristãos? Se ela enquadrar-se nisso, então devo tirá-la da minha seleção;

Terceiro crivo: “A MÚSICA ME LEVA À PROSTITUIÇÃO, AO ADULTÉRIO OU AO COMPORTAMENTO MORAL PERVERTIDO?

As músicas que ensinam a trair o cônjuge, a sair com pessoas casadas, a praticar o sexo antes do casamento, a enganar a namorada, a iludir os pais, a comportar-se homossexualmente, a abandonar os valores morais cristãos, essas canções não prestam para mim.

Para que irei encantar os meus ouvidos com aquilo que alego desagradar o meu coração e entristecer o meu Deus?
Por último, devo perguntar: “ESTARIA ESCANDALIZANDO AO MEU IRMÃO?”

Buscar coisas apenas para a minha satisfação, mesmo que custem a edificação dos meus irmãos, é um comportamento correto? Não.
Então, se algo que se credenciou nas três primeiras peneiras, não se credenciar na quarta, deverá ficar só para mim, e não servir de tropeço aos meus irmãos.

É importante que discirnamos entre o que é escandalizar a fé ou submeter-se às manias de quem se julga mais crente que os outros.

Há escândalos justos, aqueles que se baseiam em princípios cristãos (como os registrados acima), mas há também a atitude dos "do-contra", isto é, aqueles que só admitem as coisas que lhes apetecem, e feitas ou escolhidas por eles. Esses são egoístas e insaciáveis, nunca estarão plenamente satisfeitos.

Quando o escândalo é justo devemos mudar de gosto e de atitude, comprovando nossa humildade e amor a Cristo.

Já o criticismo de quem vive a colocar defeitos no próximo deve ser repreendido em nome de Jesus, pois isso sim é um escândalo, obra da carne, vaidade, egoísmo e jactância.

Sejamos criteriosos diante do Senhor, na escolha de nossas músicas. E boa audição para todos!

Musica, louvor, adoracao, catinticos espirituais
visite www.ilustar.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Pr. Elton Batista de Melo (www.ibivitoria.org) elton@ibivitoria.org

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18