Sobre a evolução didática do surf



Por Rômulo Macedo

Sou do tempo em que aprender a pegar onda e prosseguir no surf não era coisa tão fácil assim... Não havia ainda muitas escolas de surf. Na verdade, quem é surfista sabe que o início no surf é uma fase que tem um razoável grau de dificuldade, assim como em outras modalidades esportivas, e só prossegue quem é perseverante e ama o esporte. Acrescente a isso a ausência de um suporte técnico e os obstáculos se tornam ainda maiores... Além disso, para completar, havia (e, algumas vezes, ainda há...) muito preconceito e desprezo para com os que estavam começando (ainda bem que quando comecei, eu descia com um brother que já era da antiga e foi me passando as "manhas", ou seja, o aparato técnico...). Quer dizer, o iniciante, aquele que representava o futuro do surf, além de enfrentar a dificuldade intrínseca ao próprio esporte, e a falta de acompanhamento técnico, ainda enfrentava o desestímulo do escárnio dos "veteranos" na inevitável hora das vacas...
Desse modo, podemos entender que, nesse sentido, essa época não ofereceu condições tão favoráveis ao desenvolvimento do surf como esporte, em razão dessas questões (e ainda assim gerou grandes nomes do esporte... Imagine se tivesse oferecido...).
Hoje, porém, graças a Deus, essa fase um tanto crítica da iniciação no surf já pode ser amenizada através da disponibilidade de profissionais do ensino em muitas escolas espalhadas no litoral brasileiro. A técnica, na verdade, nos ensina como percorrer mais rapidamente certas trilhas. É muito mais lento o processo de descobrir, passo por passo, algo que já foi descoberto por outros, antes de nós. É incomparavelmente melhor ter o acompanhamento de quem já possui a técnica, o que facilita e apressa nosso desenvolvimento prático.
Todavia, apesar desse progresso, há muito a fazer. O surf é um esporte caro. Isso não se discute. Comumente, seja no Sul, em São Paulo ou na Bahia, as aulas de surf são caras e não tão acessíveis à maioria. Em Itacaré, por exemplo, muitas escolas têm um preço para turistas, o que dificulta a inserção regional. São louváveis estratégias como a do Projeto Surf na Escola, desenvolvido pelo amigo e correspondente Vladimir Reis (Vlad), e executado pela Associação de Surf de Itacaré, presidida por Vlad e pelo amigo Alissom ("Almeidão"), juntamente com duas escolas de surf de Itacaré, a saber, a Local Surf School e a Easy Drop. Através desse projeto, aulas de surf são ministradas a alunos da rede pública de ensino.
Nós também, visto que, como dissemos, o preço das aulas é um tanto quanto distante da realidade da maioria da população regional, coordenamos o Projeto Spiritual Surf, através do qual são realizadas aulas públicas de surf. Através de parcerias com a iniciativa privada, disponibilizamos o equipamento e isentamos de qualquer taxa a aula. Assim, foi e é facilitada ou viabilizada a inserção de muitos, que não adentrariam no surf d'outro modo. Desde o verão de 2006, várias pessoas já começaram a surfar através do projeto, conforme se pode verificar nas fotos disponíveis em nosso site.

O Melhor Tubo da Vida

Todo surfista concorda que nada (dentre as coisas naturais) se pode comparar a um mar clássico. Altas ondas, linhas entrando perfeitas, água cristal... Por certo o mar foi uma das melhores criações de Deus...
Deus, porém, quer nos comunicar algo que está acima de tudo isso. Há um swell que nenhum surfista pode perder...
Um dia recebemos de Deus o presente da vida e nascemos nesta terra. Estamos vivendo, o tempo está passando e um dia vamos morrer, cedo ou tarde. E aí? E depois?
Depois vem a eternidade, com Deus ou separados dEle. E só é possível alcançar a vida eterna com Deus através de Jesus, se nos arrependermos de todos os erros que já cometemos (pois todos erramos), mudando assim de pensamento, e entregarmos nossas vidas a Jesus. Se fizermos isso, Jesus nos fará nascer de novo (ainda em vida... É um novo nascimento do nosso interior e não no sentido físico, como supõem os reencarnacionistas) e seremos novas criaturas, vivendo uma vida completamente nova. Se, porém, deixarmos Jesus de lado, não escaparemos da condenação no julgamento final, pois só Ele pode nos livrar dessa...
Deus, todavia, quer que todos os homens se salvem e por isso enviou seu Filho Jesus, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus dá a todos os seres humanos a oportunidade de conhecer a Jesus. É isso mesmo! Jesus está vivo! Ele ressucitou! Parece loucura (nós anunciamos a loucura de Deus, que é mais sábia que a sabedoria dos homens), mas é verdade! É possível conhecê-lo pessoalmente, o personagem mais importante da história! Basta nos voltarmos pra Ele, buscando-o de todo o coração e Ele virá ao nosso encontro. Se o invocarmos, por certo, Ele nos dará uma resposta. É claro que é preciso ter fé, pois Ele é Espírito. A Escritura diz:
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (At.16.31).
E:
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar e invocai-o enquanto está perto" (Is.55.6).
E ainda:
"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm.10.13).
Se o invocarmos, dessa forma, seremos salvos de qualquer situação (dentro ou fora d'água...) e ainda seremos salvos do fogo eterno, onde haverá pranto e ranger de dentes.
Portanto, quando o swell dessa oportunidade entrar (e ele tá entrando agora), e você se deparar com a série el fundo do amor de Deus, que é profundo, não amarele, achando que não vale a pena se jogar, por ter que largar a vida errada. Reme, drope, bote pra dentro, e esse será o melhor tubo de sua vida, pois do outro lado você vai sair no paraíso que Jesus prometeu!


Ministério do Surf- Teosópolis
Sul da Bahia

Tel.: (73) 3212-3012
Orkut: Comunidade Ministério do Surf/ Teosópolis

Visite a comunidade evangélica mais próxima de sua casa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18