Justiça manda blog deletar que 'pastor da Universal vai roubar'

Por maioria de votos, o TJ (Tribunal de Justiça) do Rio determinou que José Danilo Silvestre Fernandes Filho, editor do blog evangélico Genizah Virtural, retire do ar o texto onde, referindo a Marcelo Crivella, diz que “prever que um pastor da Iurd vai roubar é como prever que o Vasco vai terminar em vice”. O voto discordante foi da desembargadora Ana Sardas, a relatora do caso. Para ela, o assunto não deveria chegar ao Tribunal.

O texto de Fernandes foi publicado em maio de 2013, quando o pastor licenciado da Universal era ministro da Pesca. Fernandes escreveu que Crivella estava usando dinheiro público para beneficiar uma ong ligada à Universal.

Assinada pelo desembargador André Ribeiro, a sentença acolheu a sustentação de advogados da União de que Fernandes ofendeu Crivella. O argumento deles é de que a liberdade de expressão, prevista na Constituição, não pode ser usada para macular a honra e a imagem de pessoas.

Fernandes escreveu sobre Crivella com base em uma reportagem da Istoé segundo a qual a ONG Fazenda Nova Canaã — ligada à Universal — estava recebendo apoio do Ministério da Pesca em projeto de um criadouro de tilápias na Bahia.

A Justiça fixou multa diária de R$ 1.000 para o caso de a sentença ser descumprida. No Genizah, Fernandes informou que não vai recorrer da decisão e que, antes de ser notificado, retirou o texto do ar. Com informações Paulopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18