Pesquisa mostra as cidades mais perigosas para os jovens

15 milhões de jovens estão expostos a violência nas cidades onde moram, diz pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) em São Paulo.

Carlos Moreira Maceió, AL


José Jackson Oliveira, 21 anos, estudante. Morto a tiros na periferia de Maceió. "Meu filho era um rapaz de bem. Ele vinha vindo da igreja da comunidade, para ajudar as pessoas e não o mal a ninguém", disse a mãe, Maria de Fátima Oliveira.

A violência contra jovens não surpreende mais os moradores. Uma pesquisa liderada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que Maceió é a capital mais violenta do país para jovens com idade entre 12 e 29 anos.

"Dessa falta de perspectiva de futuro, de que o futuro é possível, um futuro melhor, leva à essas consequências trágicas. Não podemos mais nos furtar a isso. Os governos não podem mais fazer apenas políticas sociais paliativas", afirma a Socióloga da Universidade Federal de Alagoas, Belmira Magalhães.

Logo atrás de Maceió, entre as capitais, estão Porto Velho e Recife. O que mais surpreendeu os pesquisadores foi a constatação de que a violência ultrapassa os limites das grandes cidades brasileiras. Entre os dez municípios que mais oferecem perigo aos jovens, apenas um tem mais de 500 mil habitantes.

Itabuna, no sul do Bahia, tem 200 mil habitantes e foi apontada como a cidade mais perigosa para jovens. "Dois elementos são importantes balizadores da pesquisa: pobreza e desigualdade social. Isso é uma herança histórica da Bahia", afirma o Secretário de Justiça da Bahia, Nelson Pelegrino.

Marabá, no Pará, ficou em segundo lugar e tem o pior indicador de frequência escolar e emprego. Foz do Iguaçu, no Paraná, aparece em seguida. Ali, o maior problema é o número de homicídios. "Existem fatores que fogem do âmbito da atuação da policia que levam o jovem a procurar na região de fronteira a oportunidade que ele encontra no tráfico de drogas, no tráfico de armas e no contrabando", explica o Secretário de Segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

Completam a lista, as cidades de Camaçari; Governador Valadares; Cabo de Santo Agostinho; Jaboatão dos Guararapes; Teixeira de Freitas; Linhares e Serra.

Para fazer o ranking, os pesquisadores analisaram números de assassinatos, mortes no trânsito, índices educação e renda em mais de 250 municípios.

São Carlos, São Caetano do Sul e Franca, todas em São Paulo, foram apontadas como as cidades onde jovens estão menos expostos ao perigo. Entre as capitais, São Paulo, Brasília e Goiânia tiveram os melhores conceitos.

Fonte: Globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18