A Blogosfera analógica de um africano

Agência Pavanews, com informações de VICE e Mental Floss


Numa viagem até à Libéria, mais especificamente a capital, Monróvia, é possível ver as difíceis  condições do povo daquele lugar. O acesso a informação é restrito e a internet um sonho de consumo distante. Alfred Sirleaf vem lutando diariamente pela liberdade de informação, mantendo o Daily Talk, uma espécie de blog analógico.  Trata-se, na verdade, de um quadro-negro grande, onde ele escreve toda manhã perto das 10h, as principais notícias do dia.
Sirleaf é da opinião que a informação deve estar disponível a todos. As pessoas fazem fila pra ler os seus “posts” e ele calcula que chega a ter mais de 10 mil leitores diários. As Nações Unidas já reconheceram que o acesso à informação é um direito humano, mas isso ainda não é realidade.
Para contornar uma imprensa distorcida e controlada pelo estado, Sireleaf criou o The Daily Talk para escrever agregar um conjunto de histórias a que, de outra forma, a maioria dos cidadãos não teria acesso. Estas notícias são recebidas com entusiasmo dos leitores daquele que já foi descrito como o único (provavelmente) blog analógico do mundo.

Foi em 2000, em plena segunda guerra civil, que Sirleaf começou a informar os cidadãos liberianos sem acesso à imprensa. Apesar de ter sido inicialmente movido pela necessidade de manter o público informado sobre o conflito em andamento, ainda hoje Sirleaf continua usando o seu serviço para informar aqueles que não têm dinheiro para comprar o jornal ou conectar-se à internet.


PAVABLOG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18